O Cemitério

Fala galera!! Tudo bem?? Tô meio sumida, eu sei, preciso tomar vergonha na minha cara e passar a atualizar o blog com mais frequência. Vou tentar, juro. Mas enfim! Hoje eu trouxe a resenha do livro "O Cemitério", uma das obras mais aclamadas do mestre, Stephen King.

Título: O Cemitério
Autor: Stephen King
Editora: SUMA
Páginas: 424
Ano: 2015 (edição original de 1983)
Avaliação: ☆☆☆☆
Sinopse: Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação que acabaram morrendo principalmente na grande estrada movimentada por caminhões que corta a cidade. Porém, para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra antiga e maligna que atrai as pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.
Então vamos lá, O Cemitério é um dos mais aclamados livros do King, e eu peguei pra ler já tendo uma boa noção da história, afinal já tinha assistido ao filme de 1989, intitulado aqui no Brasil de "O Cemitério Maldito", e mesmo que falte alguns detalhes do livro, ainda trás todo o plot da obra à público. Não vou me estender no desenrolar dos acontecimentos, porque sei que pode ter alguém que ainda não viu ao filme, nem leu o livro e não quero dar spoilers, porém, não é segredo pra ninguém qual a premissa da história: Um cemitério que por algum motivo, possui o poder de trazer os mortos de volta a vida. Se juntarmos isso ao fato de que se trata de uma obra do King, obviamente já começamos a leitura sabendo que não vamos ter um final lá muito feliz.


Eu admito que enquanto lia as primeiras páginas, eu não consegui simpatizar com nenhum dos personagens principais. Não sei bem explicar o porque, mas no início eu estava bem apática aos protagonistas. Mas o King tem o dom de nos aproximar dos personagens dele de uma forma única. Então quando ele começa a se aprofundar nos dramas familiares dos Creed, você começa a não só simpatizar por eles, mas você passa a se preocupar com eles, pois é claro que algo ruim está prestes a acontecer. Neste livro o King vai abordar a forma como nós lidamos com a morte. Principalmente a morte de entes queridos. Não sei vocês, mas quando eu penso que um dia as pessoas que são queridas para mim não vão estar mais aqui, eu sinto até um certo pânico. Então essa questão de como lidar com a morte de um familiar, é bem mais complexa e profunda do que eu consigo colocar em palavras. Porque sinceramente, eu não sei qual seria a minha reação diante a situação que é apresentada no livro. Você, leitor, enquanto vai passando as páginas, sabe que algo vai dar muito errado, mesmo antes de acontecer, e por várias vezes eu me peguei pensando coisas como: "Não faz isso, vai dar ruim..." Mas se colocando no lugar dos personagens, qual seria a reação de vocês? Porque se houvesse uma maneira de trazer de volta aqueles que já não estão mais entre nós, vocês fariam? Mesmo sabendo que essa maneira não é totalmente segura, e que talvez a pessoa não voltasse a ser como antes? Até onde você iria? É fácil falar "claro que não" olhando de fora, e com todas as informações que vão nos sendo apresentadas no decorrer da leitura você pensa "com certeza não!", que não faria, pois claramente vai dar ruim, mas será mesmo que na dor e no desespero da perda de filho, ou de seus pais, irmãos, esposa, marido, você realmente nem ao menos tentaria trazê-lo de volta? Esses são os questionamentos que nos passam pela cabeça enquanto lemos "O Cemitério".


Questionamentos morais sobre o certo e errado à parte, como todo livro do King, a narrativa é bem detalhada, de uma forma que nos faz realmente sentir como se estivéssemos dentro da história, os personagens são bem trabalhados, você vai conhecer dramas particulares de cada um, e que vão moldando suas ações ao longo da narrativa, como falei no início desse texto, pouco a pouco eu me vi preocupada com os personagens, mesmo sabendo como iria acabar. E devo dizer também que o final me deixou com aquela vontade de quero mais. Em resumo, é um livro pesado, brutal até, eu diria, e que vai mexer com a nossa cabeça. Vai nos fazer questionar muita coisa, e também refletir sobre a vida e a morte.

Eu gostei muito do livro, e com certeza recomendo a leitura para todos que gostam do gênero e/ou do autor. Agora me deixa ai nos comentários se você já leu, ou quer ler, ou mesmo se viu o filme! Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Danih Geek - 2016 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo