It: A Coisa

Fala galeraaaa! Tudo bom?! Hoje finalmente eu venho com a resenha de It: A Coisa, do meu escritor favorito, Stephen King. Eu terminei de ler no final do mês passado, então admito que enrolei um pouco para vir aqui escrever sobre ele, um dos motivos é que eu tenho tanto pra falar desse livro, e ainda não sei bem como colocar tudo isso em palavras, mas também foi por falta de tempo hábil mesmo. Enfim, chega de enrolar, e vamos lá!


Título: It: A Coisa
Autor: Stephen King
Editora: SUMA
Páginas: 1.103
Ano: 2014 (edição original de 1986)
Avaliação: ☆☆☆☆☆
Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.


Vou começar admitindo que eu tinha um pouco de medo de pegar esse livro pra ler. Não por ser uma 'história de terror', mas sim pelo tamanho dele. Eu nunca tinha lido um livro tão grande. O maior que eu já tinha lido antes foi Battle Royale, que tem 664 páginas. E já fazia um tempo que eu não pegava livro nenhum pra ler, então encarar 1.103 páginas assim era um pouco assustador. Mas eu realmente estava a fim de ler, e como não estava num ritmo de leitura como era o meu de costume, de ler um livro atrás do outro, eu resolvi tentar começar It, mas sem me cobrar demais, sabe? Sem ficar me cobrando de ler mais rápido, terminar logo e tals. Fui lendo nos meus intervalos do trabalho, ou no percurso de casa, e eu demorei uns quatro meses pra ler. Eu sei, deve parecer meio absurdo pra quem me conhece, que eu tenha demorado tanto, mesmo com o tamanho dele, mas eu realmente não quis ler com pressa, e li apenas nesses intervalos que eu falei e nos percursos de casa para o trabalho, e as vezes em casa quando tinha um tempo e tals. Mesmo demorando, eu gostei de ler dessa forma. Porque eu realmente me apeguei muito com a história e com os protagonistas, e foi muito bom passar quatro meses na companhia deles.

Então sim, eu me apaixonei pelo livro, pelos personagens... por tudo. Foi o segundo livro que eu li do Stephen King, e se eu já tinha me encantado com a escrita dele em 'O Iluminado', com It esse encanto aumentou em níveis que eu nem sei como explicar. Como de costume dele, ele não entrega a história toda de uma vez, ele vai construindo personagem por personagem, o que faz com que a gente se sinta muito próximo a eles, porque a gente vai conhecer cada detalhe da vida de cada um. King também faz isso com a cidade de Derry, descrevendo cada canto da cidade, que eu juro que eu sinto como se eu estivesse estado lá com os personagens, porque ele te familiariza tanto com o local, ao ponto de você saber o que fica onde, perto do que, e isso é muito legal. Toda a história vai sendo construída aos poucos, e ele vai criando junto toda a ambientação necessária para o clímax do livro.


Em It temos então dois períodos de tempo, que é o ano de 1958 com os personagens ainda como crianças de 11 e 12 anos, quando vão enfrentar A Coisa pela primeira vez. E temos o ano de 1985 com eles já adultos, com vidas formadas, voltando a Derry para tentar encerrar de uma vez por todas o que eles começaram em 58. O bacana, é que eles voltam por causa de uma promessa que fizeram na época, de que se A Coisa voltasse, eles voltariam também para matar ela de vez. Todos saíram da cidade, exceto o Mike, que é quem chama os outros de volta quando o ciclo da Coisa recomeça, e os outros 6 não lembram exatamente de tudo que aconteceu, eles lembram alguns detalhes apenas, e lembram da promessa. Mas mesmo sem saber ao certo o que vão enfrentar, todos eles voltam, e aos poucos as lembranças deles vão voltando também, e nós leitores, vamos 'lembrando' junto com eles e descobrindo as peças que faltam desse quebra-cabeças.

Apesar de ser considerado um livro de terror, afinal A Coisa é uma espécie de 'monstro' que mata crianças, temos aqui algumas cenas engraçadas, tem cenas tristes, cenas agoniantes, e tem cenas bem pesadas também, inclusive, um personagem que na minha humilde opinião chega a ser muito pior do que a própria Coisa, é o Henry Bowers, que é um lunático e faz coisas bizarras, que você fica se questionando se realmente é possível um ser humano fazer. Não só ele na verdade, mas várias pessoas da cidade tem um comportamento bem questionável em diversos momentos do livro, que realmente me deixaram bem indignada. Como em alguns momentos quando as crianças estão sendo aterrorizadas pelo Henry, e adultos passam por elas, e olham com indiferença, e não fazem absolutamente NADA. Sério, tinha vontade de dar uns bons tapas na cara dessas pessoas. Mas enfim. É o tipo de livro de que me deu todas as emoções possíveis. E isso foi uma das coisas que mais me cativou.


Eu posso dizer que gostei muito de toda a história, de cada detalhe (com exceção de uma cena mais para o final do livro que é bem perturbadora de se ler...), e principalmente desse grupo de crianças que demonstram uma amizade linda, e invejável (de uma forma boa). Juro que eu quase chorei no final, bem nas últimas páginas mesmo... E com toda certeza eu já estou com saudade deles e de Derry. É um livro que quero muito reler daqui algum tempo, e que eu super recomendo.

Se você já leu It, me diz ai nos comentários o que você achou também! Estou pensando se faço um post comparando o livro com os filmes, ou se gravo um vídeo assim... Não sei ainda, me digam ai o que vocês preferem. 

Por hoje é isso então, até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Danih Geek - 2016 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo