O Iluminado

Oiii!! Esses últimos dias estão um pouco corridos, estou me adaptando à uma nova rotina, por isso fiquei uns dias longe, mas estou de volta!! E hoje eu trouxe mais um revival de uma resenha antiga minha! Vou falar um pouco sobre um dos meus livros favoritos de todos os tempos, que é "O Iluminado" do mestre Stephen King! 


Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: SUMA
Páginas: 463
Ano: 2012 (edição original de 1977)
Avaliação: ☆☆☆☆☆
Sinopse: Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.


O Iluminado foi o primeiro livro do King que eu li, e foi onde me vi completamente louca para ler todos os outros que ele publicou, e isso se deve ao fato de que eu me encantei com a escrita dele. Muita gente critica a escrita do King por ele ser muito prolixo, afirmando que por conta disso os livros dele acabam sendo muito cansativos e arrastados para ler. No entanto, eu já gostei muito dessa característica. Porque ele prepara todo o ambiente, e vai gradualmente criando todo o clima para o ápice da história, que quando chega, você já está com o coração na boca sabendo que a qualquer momento algo grande vai acontecer, e ele descreve com destreza cada um dos personagens, expondo os sentimentos de cada um de uma forma que é impossível não se apegar a eles... Claro que, até o momento, do King eu só li O Iluminado, e estou na reta final de It, a Coisa. Mas mesmo em It, que é praticamente o dobro do tamanho de O Iluminado, eu não me cansei da leitura. Só não terminei It ainda por falta de tempo, mas a história está fluindo muito bem pra mim.


Mas voltando a comentar sobre o livro, a história se desenvolve muito bem, enquanto a tensão aumenta junto dos acontecimentos que vão nos sendo descritos, e quando chegamos ao clímax, não só tudo faz sentido na sua cabeça, como você fica extremamente angustiado pelos personagens, e achei isso algo muito bacana. King não chega com o horror logo de cara, e apesar de sermos apresentados a vários elementos, o verdadeiro horror da história se dá justamente quando você se dá conta do quanto os 'fantasmas' do hotel conseguiram afetar o Jack, e até onde isso poderia chegar. E justamente por ele criar todo um clima ao decorrer das páginas, te fazendo se apegar aos personagens, inclusive ao próprio Jack, é realmente angustiante quando as coisas chegam ao ponto máximo. O que não aconteceu no filme, pois no filme eu não senti empatia alguma com o Jack, todas as vezes que eu assisto tenho a mesma sensação de que ele já era um lunático que precisava só de um empurrãozinho para perder a cabeça.

Outro ponto interessante no livro, e que eu gostei de ir percebendo ao longo da leitura, são pequenas referências à outras obras, como Alice no País das Maravilhas, e até mesmo contos de Edgar Allan Poe.


O livro realmente se tornou um dos meus favoritos, e estou maluca para ler outros livros do autor. Para quem gosta de histórias de horror, suspense e afins, eu com certeza recomendo o livro, apesar de que eu acho que a grande maioria já deve ter lido este ou mesmo outras obras do King.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Danih Geek - 2016 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo