A Culpa é das Estrelas

Oiiiii!! Como eu falei no post passado, vou trazer algumas resenhas antigas para o blog não ficar sem conteúdo enquanto termino os detalhes do layout, entre outras coisas que quero mudar por aqui. A primeira delas então, é de A Culpa é das Estrelas, que foi um livro que eu li em Dezembro de 2014.


Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2013
Avaliação: ☆☆☆☆
Sinopse: Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. 
O livro vai contar então a história da menina Hazel Grace, de dezesseis anos, e Augustus Waters, que tem dezessete anos. São dois jovens muito inteligentes, e acabam se dando muito bem um com o outro, e claro, essa amizade entre eles acaba evoluindo para um romance adolescente. Mas só pela sinopse do livro, você logo de cara já imagina que não vai ter um final dos mais felizes.


Uma coisa que eu gostei muito no livro, é que apesar de tratar de temas um pouco delicados, o livro não é dramático. Tem partes muito engraçadas, e apesar de todos os problemas pelos quais esses dois passam no decorrer da história, ao mesmo tempo é impossível não se identificar com eles com coisas normais que acontecem na vida de todo adolescente. Existem sim as partes que tem uma carga dramática maior, e o final realmente me fez chorar muito. Um livro desses trás vários assuntos que nos fazem pensar muito sobre a vida, e a forma como encaramos situações ruins que podem acontecer à qualquer momento. Nos faz refletir, e ainda passa algumas lições de vida preciosas. No geral, é um livro lindo, não achei nada exagerado, acredito que John Green soube dosar muito bem as coisas, e eu gostei demais.


Não tem como não se encantar com os personagens, se envolver com a história, e por mais que a gente já imagine que o final não vai ser feliz pra sempre, é impossível não torcer pelos protagonistas, querendo que tudo dê certo no final. A Culpa é das Estrelas é um livro que realmente dá pra ler bem rapidinho, por ele ser curto e pela escrita simples e fluida do autor. É com certeza uma história que me marcou, e que eu recomendo muito para quem ainda não leu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Danih Geek - 2016 - 2021 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo